Ancoragens Deadman
As "Ancoragens deadman" podem ser selecionadas como um "Tipo de ancoragem" da lista na caixa de diálogo "Nova ancoragem".
As ancoragens deadman implicam a introdução de:
- Localização da ancoragem - profundidade, comprimento, espaçamento
- Rigidez da ancoragem - diâmetro da ancoragem ds ou área da ancoragem A, módulo de elasticidade E
- Parâmetros para verificação da ancoragem (Resistência da arrancamento, Resistência de arrancamento (solo) descrito abaixo)
Introdução de parâmetros da ancoragem
Análise de ancoragens deadman
A ancoragem deadman consiste numa barra com comprimento definido e um elemento de ancoragem.
A resistência de arrancamento do solo é igual à resistência passiva ao longo do elemento de ancoragem, a qual é reduzida pelo coeficiente k:
Para h = 0:
Para h ≥ b - bD:
onde: | h | - | altura da saliência sobre o elemento de ancoragem |
bD | - | largura do elemento de ancoragem | |
b | - | espaçamento entre elementos de ancoragem | |
hD | - | altura do elemento de ancoragem | |
zB | - | profundidade da extremidade inferior do elemento de ancoragem | |
Kp | - | coeficiente do empuxo de terra passivo | |
γ | - | peso volúmico do solo |
O coeficiente k é interpolado para os valores intermédios de h. O valor máximo para o coeficiente k é 1.00.
A saliência sobre o elemento de ancoragem é calculado através de:
onde: | z | - | profundidade da deadman |
A resistência ao arrancamento total é ativada se as cunhas de terra ativas e passivas não se intersectarem.
O comprimento mínimo da barra para a resistência ao arrancamento é computada através de:
onde: | φ | - | ângulo de atrito interno |
h | - | altura da estrutura de escoramento |
Caso o comprimento da barra l seja inferior ao comprimento mínimo da barra lmin, o empuxo passivo é considerado desde a interseção das cunhas de terra ativa e passiva.
Princípio para determinação do comprimento mínimo da barra de uma ancoragem deadman