Programa:
Idioma:

Capacidade de Suporte do Solo de Fundação

A análise de verificação da capacidade de suporte do solo de fundação considera as todas forças obtidas a partir de verificações para a estabilidade global da estrutura (teoria dos estados limite, fator de segurança). Para tal, são utilizadas as seguintes relações:

Normalmente, os diagramas de tensões na base das fundações são considerados constantes para fundações de comprimento reduzido.

Algumas Normas exigem a forma trapezoidal do diagrama de tensões. Neste caso, a verificação é realizada para o valor máximo σmax.

onde:

N

-

força normal atuante na base da fundação

d

-

largura do dente da fundação

e

excentricidade máxima da força normal

Rd

-

capacidade de suporte do solo de fundação

ealw

-

excentricidade permitida (este valor é definido na secção "Análise de Muro" da janela "Configurações")

Para o cálculo da capacidade de carga do solo de fundação (no caso do muro estar assente sob fundações rasas) o programa permite calcular a carga de serviço ou de dimensionamento, que atua no centro da base da fundação. Ao transferir os dados e resultados para o programa "Sapata", é possível calcular o recalque e a rotação da fundação corretamente. Ao assumir uma fundação em estacas na janela "Fundação", é possível observar as forças internas na cabeça das estacas (para uma série de estacas), no centro da base da fundação (para uma malha plana de estacas).

Caixa de diálogo "Capacidade de suporte"

Teste o software GEO5.
Gratuitamente.