Programa:
Idioma:

Pontos do Terreno

As coordenadas dos pontos do terreno são introduzidas na janela "Pontos do terreno". A caixa de diálogo "Novos pontos do terreno" serve para adicionar novos pontos.

Quando estes pontos são introduzidos num modelo já existente, a altura Z dos pontos é calculada automaticamente. Apenas pode ser introduzido um ponto para o mesmo conjunto de coordenadas X, Y.

Janela "Pontos do terreno"

O modelo do terreno é sempre gerado após qualquer alteração ou introdução de um novo ponto.

Os pontos também podem ser importados em formatos diversos através do botão "Importar", mas também é possível transferir dados a partir do programa "Nuvem de Dados".

As coordenadas dos pontos podem ser convertidas a partir outro sistema de coordenadas ou de coordenadas GPS antes de realizar a importação.

O programa permite importar um número ilimitado de dados (pontos, extremidades), mas a geração do modelo com um número demasiado elevado de pontos ou extremidades pode ser moroso e, geralmente, desnecessário. Por exemplo, a importação de extremidades a partir de linhas de contorno não é recomendada; a importação de pontos de superfície apenas, fornece bons resultados.

Caso os dados contenham mais de 1000 pontos ou 100 extremidades, a caixa de diálogo para a redução de pontos importados é exibida. Através da redução, é exibido um novo número de pontos ou extremidades de acordo com a distância mínima entre pontos definida. O programa faz a média dos pontos que estão mais próximos do que a distância definida. Para um trabalho fluente, é recomendável que importe no máximo 10 000 pontos.

Redução dos dados importados

Ao importar extremidades, não é possível reduzir o número de pontos.

A visualização da imagem na Área de trabalho pode ser modificada para qualquer um dos modos de introdução de dados, com base no ajuste de configurações da janela "Configuração de desenhos" e através dos botões da barra de ferramentas "Visualização".

Teste o software GEO5.
Gratuitamente.