GEO5 e BIM
O GEO5 acredita na tecnologia BIM e está em constante desenvolvimento nesse sentido. Do nosso ponto de vista, existem três conceitos base para trabalhar em BIM:
1. A metodologia de trabalho – armazenamento e processamento eletrónico de todos os dados e modelos relativos a toda a vida útil das estruturas
2. Comunicação – abilidade para transferir dados entre programas que funcionem de acordo com a tecnologia BIM
3. Modelação 4D – modelação de estruturas 3D e modelação de alterações posteriors ao longo do tempo
Metodologia de Trabalho
A premissa base do BIM é que todos os dados sejam guardados num único programa e que estejam disponíveis em qualquer momento. As suposições realizadas no início do projeto, as simplificações adotadas e a interpretação dos dados analisados devem estar sempre disponíveis para quem visualizar o projeto.
O nosso programa principal em que se aplica a metodologia BIM é o Estratigrafia, que permite posteriormente a transferência de dados para outros programas. A metodologia de trabalho no Estratigrafia começa com a introdução de dados sobre o local em análise para criar um modelo 3D. O modelo e os parâmetros do solo obtidos podem ser posteriormente utilizados para cálculos geotécnicos e modelação de superestruturas em outros programas.
Comunicação
O GEO5 suporta:
– Exportação IFC de modelos, com a possibilidade de exportar e definar dados do usuário
– Importar e exportar tabelas e ficheiros de texto, em várias fases das análises nos programas
– Carregar dados e objetos a partir de outros programas (DXF, DWG, LandXML)
– Verificações de acordo com as normas geotécnicas AGS e SEP3
Modelo 4D
A base da modelação BIM consiste na criação de um modelo 3D do subsolo, que pode ser editada posteriormente. Através das várias etapas de construção, é possível modelar movimentações de terra e estruturas. Cada programa pode, posteriormente, permitir um histórico de modelações.