Sapatas e Sapatas Contínuas
As sapatas são o tipo mais comum de fundações rasas. Os vários tipos de fundações podem ser dimensionados nos programas Sapata ou Sapata via CPT.
O programa Sapata utiliza os parâmetros característicos de resistência M-C (ϕ, c) para determinar a capacidade de carga do solo de fundação, enquanto o programa Sapata via CPT determina a capacidade de carga diretamente a partir dos ensaios de campo realizados. Para além dos ensaios de penetração de cone (CPT), também é possível considerar ensaios de penetração simples (SPT) ou ensaios de medição de pressão (PMT).
Ambos os programas permitem calcular assentamentos, dimensionar armaduras das fundações em concreto armado e analisar fundações contínuas, que são solicitadas por cargas constantes, i.e., muros enterrados.
Lajes de Fundação e Radiers
O programa Laje e Radier permite dimensionar placas e lajes. Este programa determina deformações, forças internas e reforços de lajes através do método dos elementos finitos (MEF). O radier pode ter diferentes tipos de apoios, i.e., estacas ou subsolo elástico. O programa também permite analisar lajes de fundação.
Fundações Contínuas
No caso de fundações que são solicitadas por cargas não uniformes, i.e., sob pilares, é recomendável utilizar o programa Viga de Fundação, que permite determinar forças internas numa viga posicionada sobre subsolo elástico.