Carga
A janela "Carga" contém uma tabela com a lista de cargas introduzidas. A adição de cargas é realizada na caixa de diálogo "Nova carga". A introdução de cargas respeita a convenção visível na parte direita da caixa de diálogo.
Podem ser definidos os seguintes tipos de carga:
- a carga de dimensionamento serve para verificar a capacidade de suporte da fundação
- a carga de serviço serve para computar o assentamento e rotação da fundação
Ao utilizar a norma EN1997 - Método de Dimensionamento 1, a análise de capacidade de carga é realizada tanto para a carga de dimensionamento (combinação 1) como para a carga de serviço (combinação 2).
O dimensionamento da armadura da fundação é executado para ambos os tipos de carga.
Ao realizar a análise de acordo com EN 1997 ou LRFD (selecionado na secção "Sapata"), assume-se que a carga de dimensionamento é determinada de acordo com as Norma e componentes individuais da carga multiplicadas pelos fatores parciais correspondentes - o programa não volta a modificar a carga introduzida.
A fundação é sempre carregada no ponto de contacto entre o pilar e a fundação. O programa computa automaticamente o peso próprio da fundação e o peso da sobrecarga.
O botão "Serviço" permite criar cargas de serviço a partir das cargas de dimensionamento já introduzidas (para análise de acordo com o fator de segurança ou teoria dos estados limite).
O programa permite importar cargas através do botão "Importar".
Janela "Carga"