Análise de Cortina de Estacas
As cortinas de estacas são analisadas através da abordagem corrente, que considera o efeito dos empuxos de terra. Em geral, o empuxo de terra ativo é desenvolvido atrás da estrutura, enquanto que o empuxo de terra passivo aparece à frente da estrutura.
Com base na teoria dos estados limite, o programa procura o equilíbrio da equação de momentos, através de um método iterativo:
Após alcançar este equilíbrio, o programa determina a localização do dente da parede para a qual o equilíbrio das forças de cisalhamento é possível (computação da profundidade do ponto fixo). O comprimento total da estrutura analisada é encontrado desta forma.
Ao aplicar a abordagem baseada no fator de segurança, o programa procura verificar, através de iterações, a equação seguinte:
É percetível que a distribuição de forças internas resultante desta abordagem não é muito realista. No entanto, esta abordagem é necessária em alguns países.
A computação pode ser executada através da escolha de uma pressão mínima para dimensionamento ou através da redução do empuxo passivo. Ao assumir o valor do empuxo de terra passivo, podem ser verificadas deformações na estrutura em análise, o que, normalmente, não acontece. O empuxo passivo pode atingir o valor do empuxo em repouso, em paredes sem limites de deformação, assim como qualquer valor intermédio até ao valor do empuxo passivo para a deformação total da parede (rotação aproximada de 10 mRad - isto é, deformação de 10 mm por 1 m da altura da estrutura). Assim, é razoável considerar valores reduzidos para o empuxo de terra passivo, definindo o valor do "Coeficiente de redução do empuxo passivo" como menor ou igual a um. Os seguinte valores são recomendados:
- 0.67 reduz as deformações para aproximadamente metade
- 0.50 corresponde, aproximadamente, a deformações da estrutura carregada pelo empuxo de terra aumentado
- 0.33 corresponde, aproximadamente, a deformações da estrutura carregada pelo empuxo em repouso, a estrutura atinge cerca de 20 % da sua deformação original