Programa:
Idioma:

Atrito Superficial Negativo

Um atrito superficial negativo é um fenómeno provocado por um assentamento do solo na vizinhança da estaca. A deformação do solo que envolve a estaca tende a puxar a estaca no sentido descendente, reduzindo a sua capacidade de suporte, consoante o assentamento verificado.

Os parâmetros a introduzir para avaliar a influência de um atrito superficial negativo são o assentamento da superfície do terreno w e a profundidade da zona de influência da deformação h. Para uma carga uniformemente distribuída que envolva a estaca, o valor de w deve ser medido para uma distância igual a três vezes o diâmetro da estaca, a partir da sua face exterior. O valor representa a profundidade influenciada pelo assentamento da superfície do terreno, sob a qual o solo é assumido incompressível, sem deformações.

A computação do atrito superficial negativo é realizada enquanto se determina as forças de cisalhamento limite transmitidas pela superfície da estaca Tlim. Durante o procedimento, assume-se que o assentamento do solo diminui linearmente de acordo com a profundidade, desde o valor w à superfície do terreno até 0 para a profundidade h. O valor específico do assentamento do solo é assumido para cada nível abaixo da superfície do terreno, até à profundidade h. As forças desenvolvidas nas molas dos segmentos da estaca, devido às suas deformações, são determinadas e subtraídas a Tlim, de modo a reduzir a capacidade de suporte da superfície da estaca.

A partir da teoria apresentada, é evidente que para uma assentamento w elevado ou para uma profundidade h elevada, os valores de Tlim podem diminuir até serem nulos. Em casos extremos, o atrito superficial negativo pode eliminar por completo a capacidade de suporte, sendo que a estaca passa a ser suportada apenas pelo subsolo elástico sob o esporão da estaca.

Teste o software GEO5.
Gratuitamente.