Classificação dos Solos
A classificação dos solos de acordo com Robertson (1986 ou 2010) permite especificar o comportamento do tipo de solo (SBT) e outros parâmetros, diretamente a partir dos resultados de ensaios CPT - assim, a introdução dos parâmetros dos solos não é necessária. É recomendável verificar os parâmetros dos solos gerados antes da análise.
Na janela "Classificação dos solos" é selecionada o ensaio para a classificação (definido na janela "CPT"). A classificação dos solos é realizada de acordo com Robertson (1986 ou 2010).
Esta janela serve para introduzir o rácio de área líquida do penetrómetro α [-].
É possível introduzir o peso volúmico do solo γ com o mesmo valor para todos as camadas de solo, ou pode ser calculado automaticamente a partir dos resultados do ensaio CPT (para cada camada separadamente). A janela serve para definir a espessura mínima das camadas do solo h [m]. Isto afeta a distribuição e número de camadas do solo no perfil geológico da tarefa em análise.
A opção "Inserir os resultados da classificação no perfil geológico automaticamente" atribui o perfil geológico gerado à tarefa atual, automaticamente.
Janela "Classificação dos solos"s