Programa:
Idioma:

Estabilidade para uma Etapa de Construção

O cálculo de estabilidade para uma etapa de construção é baseado no estado atual de tensão, deformações plásticas e em outras variáveis. Este estado é o resultado de uma análise de tensões padrão, que sempre precede a análise de estabilidade na etapa de construção em análise. Respeitar o estado inicial da construção garante que, após uma análise de tensões bem-sucedida, o índice de estabilidade FS seja maior ou igual a 1.

Durante a análise de estabilidade, os parâmetros de resistência dos solos, como o ângulo de atrito interno e a coesão, são gradualmente reduzidos. Isto leva ao desenvolvimento de zonas plásticas e à redistribuição de tensões. A redução dos parâmetros de resistência continua enquanto for obtido um estado estável (de equilíbrio) da construção. Quando o equilíbrio deixa de ser alcançado, a análise é terminada e o programa apresenta o fator de segurança calculado. Uma causa típica de instabilidade é a formação de uma superfície de deslizamento global.

Ao calcular a estabilidade, é importante notar que alguns modelos materiais (elásticos, elásticos modificados) e alguns elementos estruturais (vigas, apoios, corpos rígidos) apresentam uma resistência infinita e não sofrem deformação plástica ou outros tipos de cedência. A análise de estabilidade na etapa de construção permite a aplicação, além do modelo hipoplástico para argila, de todos os modelos materiais.

Ancoragens

O modelo de elementos finitos para realizar a análise de estabilidade é idêntico ao utilizado na análise de tensões. Há apenas uma exceção que surge quando as ancoragens são recém adicionadas ao cálculo em uma determinada etapa de construção ou quando ancoragens existentes são adicionalmente pré-tensionadas. Nesses casos, as ancoragens são consideradas na análise de tensões como pares de forças com valores definidos para evitar o relaxamento da força de pré-tensionamento nessa etapa. No entanto, na análise de estabilidade as ancoragens já são consideradas como elementos de haste, e seu pré-tensionamento pode mudar durante a análise. A ancoragem pode até ser excluída da análise se, por exemplo, sua resistência ao cisalhamento for excedida.

Teste o software GEO5.
Gratuitamente.