GEO5

Chaves e Licenças

Tipos de chaves

O sistema de licenças da Fine utiliza os seguintes tipos de chaves Gemalto Sentinel:

Chave Tipo de chave Aspeto Aplicação Nome da chave
Hardware Local Um usuário HASP HL Max
Local / Temporária HASP HL Time
Rede Vários usuários HASP HL Net (10,50)
Rede / Temporária HASP HL NetTime (10,50)
Software Local / Temporária Um computador HASP SL AdminMode

Chave Hardware – Local

Um hardlock é um pequeno dispositivo que deve ser conectado ao seu computador através de uma entrada USB. Pode instalar os programas em vários computadores sendo que apenas poderá utilizar os programas no computador em que a chave local (dongle) estiver conectada.

Chave Hardware – Rede

Uma chave de rede hardware consiste num pequeno dispositivo que deve ser conectado a um computador ligado a uma rede. O número máximo de usuários que podem utilizar o software em simultâneo depende do número de licenças adquiridas. Pode utilizar o software em vários computadores ou máquinas virtuais ligados à mesma rede.

Chave Software

Uma chave software consiste num código especial escrito num hard drive, que deverá estar conectado ao hardware do computador em que a chave será instalada. A chave de software é enviada por email. Apenas é possível instalar e utilizar o software em um único computador. Caso troque de computador, a chave poderá ser transferida (nos casos de versões comerciais). As chaves de software não são permitidas para máquinas virtuais.

Tipos de Licenças

O tipo de licença é determinado pelo propósito da sua utilização – licença local (para um único computador) OU licença de rede (para vários computadores ou máquinas virtuais na mesma rede). Mais informações sobre os Tipos de Licenças.

Drivers para as Chaves

Visite a área de downloads para drivers de chaves.

Operações com Licenças & Chaves

Esta área mostra as várias operações possíveis relacionadas com as licenças Fine.

FAQ

Não é possível reconhecer a chave protegida ao conectá-la a uma porta USB. O que devo fazer?

Ao inserir a chave protegida numa porta USB, o LED vermelho indica que a chave está a funcionar corretamente. Caso o LED vermelho não acenda, por favor experimente instalar o driver.


Onde posso encontrar o número de série da minha chave protegida?

Pode encontrar o número de série no programa Fine License Customer em "KeyID".


Como posso instalar o driver para a chave?

Caso verifique problemas na utilização do software GEO5, confirme que o driver mais recente foi instalado corretamente. Por favor, visite a página seguinte para ver como pode instalar o driver.


É possível transferir a chave SW para outro computador?

A chave SW está associada às definições de hardware do computador em que a chave for instalada. Caso mude de computador, a chave pode ser transferida (apenas caso possua a versão comercial do software). Caso o seu disco rígido tenha sido roubado ou danificado, por favor contacte-nos.


É possível alterar o hardware do computador onde a chave SW está instalada?

Caso o hardware do seu computador seja modificado, mesmo que parcialmente, por favor reporte as alterações de hardware para restaurar o funcinoamento normal da chave.


Como é que uma chave de rede funciona?

As nossas licenças de rede apenas estão disponíveis através de uma chave HW. Se adquirir uma chave de rede, pode utilizar o software em diferentes computadores ligados em rede ou em máquinas virtuais. O número máximo de usuários que podem utilizar o software em simultâneo depende do número de licenças adquiridas. Para utilizar os programas em rede, a chave HW deve estar conectada a um computador da rede. Mais informações acerca da configuração de licenças de rede.


Para que serve a chave HW?

A chave HW é um pequeno dispositivo que deve ser conectado a um computador. A chave protege o nosso software contra cópias ilegais. O software protegido não funciona sem que a chave HW respetiva esteja conectada ao computador.


O que fazer se perder ou danificar a chave HW?

A chave HW ou SW representa a licença. Ao perder a chave HW, perde a licença correspondente. Caso a chave HW seja danificada, possibilitamos a sua substituição pelo preço de uma nova chave HW (ver lista de preços). No entanto, a chave antiga deve ser devolvida.


Como posso prevenir a perda da chave SW?

Recomendamos que utlize a ferramenta de recuperação de dados da Windows Backup and Restore, que permite criar um System Image Backup – uma cópia de segurança de todo o sistema operativo Windows do seu PC, bem como todos os seus programas, ficheiros e configurações. Caso o seu computador bloqueie, pode utilizar o System Image Backup para restaurar o seu computador, permitindo que volte a estar pronto a funcionar em poucos minutos, quer seja utilizando o mesmo hardware ou um diferente.


Como posso desativar a chave SW?

Por favor, envie-nos um e-mail para support@fine.cz.