Nas cortinas de estacas secantes, a distância axial entre estacas consecutivas é inferior ao seu diâmetro. É possível dividir as estacas secantes em dois grupos: estacas primárias e estacas secundárias. As estacas primárias são constituidas por concreto. As estacas secundárias são constituidas por concreto armado e executadas entre as estacas primárias. As ancoragens são colocadas nas estacas primárias, não sendo necessário utilizar travamentos.
As cortinas de estacas secantes são utilizadas quando não é possível executar paredes diafragma. A principal vantagem é a sua elevada capacidade de suporte. Uma desvantagem é a necessidade de recorrer a maquinaria pesada e de grande precisão para a sua execução.
O dimensionamento e análise de uma cortina de estacas secantes pode ser realizado através dos programas GEO5 Projeto de Contenções e GEO5 Verificação de Contenções.
Os programas permitem considerar diferentes tipos de ancoragens: barras de ancoragem (VSL, Minova) barras de ancoragem pré-esforçadas (VSL, Dywidag), ancoragens strand (VSL, Dywidag) ancoragens em hélice (Helical Anchors Ltd, Chance, MacLean), ancoragens deadman. Os parâmetros para os vários tipos de ancoragens estão incluidos na base de dados do programa.
Outras fontes:
Manual de Engenharia – Verificação de uma parede multi-ancorada
Ajuda Online – Cortina de Estacas
Vídeo Tutorial – Dimensionar uma cortina de estacas-prancha no programa Projeto de Contenções
Vídeo Tutorial – Dimensionar uma parede de contenção ancorada no programa Verificação de Contenções
Outros tipos de estruturas para retenção de escavações suportados pelo software GEO5:
- Cortina de Estacas Contínuas
- Cortina de Estacas Tangentes
- Cortina de Estacas-Prancha
- Paredes Diafragma
- Muros Tipo Berlim